Projeto “OI com Arte”

oicomarte

O “Projeto OI com Arte” pretendeu estimular o empreendorismo das pessoas com deficiência motora, dotando-os com competências lhes permitissem trabalhar a partir de casa, com baixo investimento financeiro, estimulando ao mesmo tempo a sua criatividade, autoconfiança e integração profissional e social, através da Arte por forma promover a sua integração social e a torná-los  parte integrante de uma sociedade mais justa. Este projeto envolveu várias ações de formação em técnicas de artesanato e artes decorativas e a subsequente exposição dos produtos em exposições e feiras para por um lado permitir a divulgação dos trabalhos e por outro promover as venda dos trabalhos realizados. Pretendeu-se também promover o espírito de voluntariado e a divulgação da doença e da APOI.

A exposição das peças realizadas durante os workshops permitiu a divulgação do projecto e a abordagem personalizada aos visitantes, falando acerca da OI, da deficiência de uma maneira geral e da forma como através da artes se conseguem adquirir múltiplas conquistas e melhorar a integração social dos indivíduos. Estas exposições e intervenções personalizadas aos visitantes permitiram a sensibilização da população para a temática da deficiência e para a importância da sociedade civil na melhoria da integração social.

Além disso, esta iniciativa foi felicitada por várias associações congéneres, que nos ajudaram na divulgação junt dos seus associados, permitindo que tivéssemos presente nos workshops pessoas com deficiência com outras  patologias incapacitantes para além da Osteogénese Imperfeita.

Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P de 2014.