Quando Verónica Santos, Coordenadora do Centro Equestre das Cachoeiras, disse “este Centro é um sonho tornado realidade” foi fácil entender…Aqui, para além das coisas básicas relacionadas com a equitação, é ensinado o verdadeiro valor da Arte Equestre. Muito mais do que meros animais, os cavalos são “sentidos” como companheiros de uma vida que merecem todo o respeito, amor e carinho.
O Centro Equestre das Cachoeiras foi oficialmente inaugurado a 1 de Março de 2008, data esta que representa o começo de uma nova história. No entanto, esta Escola de Equitação tem-se vindo a tornar uma segunda casa para todos os que por cá passam. Grandes amizades têm sido criadas e bons momentos têm sido passados.
Foi com este mesmo espírito de amizade, solidariedade e vontade de partilhar que o Centro se dispôs a receber-nos e organizar um “Dia Especial” em que a equitação foi adaptada e dedicada aos portadores de Osteogénese Imperfeita.
As expectativas eram mais que muitas…
Como será? … Vou ter medo?… Como vou conseguir subir para “aquelas alturas”?…
Será que consigo perder o medo e a vergonha da minha limitação?…
Todas estas perguntas passaram pela cabeça da maior parte de nós, mas o cuidado da grande equipa do Centro Equestre das Cachoeiras, sob a Coordenação de Verónica Santos, permitiram que tudo acontecesse com naturalidade, competência e serenidade.
Um após outro, todos fomos experimentando a emoção única da interacção com os cavalos, proporcionando uma dupla sensação de bem-estar quer em relação ao cavalo, quer em relação ao cavaleiro, pois na verdadeira arte equestre “O cavalo deve sentir prazer na equitação, senão o cavaleiro não conseguirá fazer nada dele“
O programa de interacção e contacto com os cavalos (actividade com excelentes propriedades psico-terapeuticas), a quintinha pedagógica e os momentos que partilhámos juntos, vieram certamente reforçar a auto-confiança de todos e melhorar as capacidades de adaptação a novas situações.
QUANDO:
11 Setembro.
ONDE:
Centro Equestre da Cachoeiras, junto ao Carregado
QUEM:
Esse projecto envolveu cerca de 15 participantes, onde se enquadraram portadores de Osteogénese Imperfeita; Participaram pessoas dos Concelhos: de Sintra; de Oeiras; de Vila Real; de Lisboa; de Loures; e de Torres Vedras.
Veja as fotos AQUI: