Quando  Verónica Santos, Coordenadora do Centro Equestre das Cachoeiras, disse “este Centro é um sonho tornado realidade” foi fácil entender…Aqui, para além das coisas básicas relacionadas com a equitação, é ensinado o verdadeiro valor da Arte Equestre. Muito mais do que meros animais, os cavalos são “sentidos” como companheiros de uma vida que merecem todo o respeito, amor e carinho.

O Centro Equestre das Cachoeiras foi oficialmente inaugurado  a 1 de Março de 2008, data esta que representa o começo de uma nova história. No entanto, esta Escola de Equitação tem-se vindo a tornar uma segunda casa para todos os que por cá passam. Grandes amizades têm sido criadas e bons momentos têm sido passados.

Foi com este mesmo espírito de amizade, solidariedade e vontade de partilhar que  o Centro se dispôs a receber-nos e organizar um “Dia Especial”  em que a equitação foi adaptada e dedicada aos portadores de Osteogénese Imperfeita.

As expectativas eram mais que muitas…

Como será? … Vou ter medo?… Como vou conseguir subir para “aquelas alturas”?…

Será que consigo perder o medo e a vergonha da minha limitação?…

Todas estas perguntas passaram pela cabeça da maior parte de nós, mas o cuidado da grande equipa do Centro Equestre das Cachoeiras, sob a Coordenação de Verónica Santos,  permitiram que tudo acontecesse com naturalidade,  competência e serenidade.

Um após outro, todos fomos experimentando a emoção única da interacção com os cavalos, proporcionando uma dupla sensação de bem-estar quer em relação ao cavalo, quer em relação ao cavaleiro, pois na verdadeira arte equestre “O cavalo deve sentir prazer na equitação, senão o cavaleiro não conseguirá fazer nada dele“

O programa de interacção e contacto com os cavalos (actividade com excelentes propriedades psico-terapeuticas), a quintinha pedagógica e os momentos que partilhámos juntos, vieram certamente reforçar a auto-confiança de todos e melhorar as  capacidades de adaptação a novas situações.

QUANDO:

11 Setembro.

ONDE:

Centro Equestre da Cachoeiras, junto ao Carregado

QUEM:

Esse projecto envolveu  cerca de 15 participantes, onde se enquadraram  portadores de Osteogénese Imperfeita; Participaram pessoas dos Concelhos: de Sintra; de Oeiras; de Vila Real; de Lisboa; de Loures; e de Torres Vedras.

Veja as fotos AQUI:

Apoios e parceiros