É com orgulho que apresentamos a edição de 2017 do projecto “Atreve-te a VIVER”.

Esta iniciativa, pretende promover um dia “especial” para as pessoas com OI, em que, com a ajuda de profissionais credenciados e voluntários preparados para lidar com a doença, se consiga desenvolver uma atividade a que estas pessoas dificilmente poderiam ter acesso por iniciativa própria. Este ano a APOI organizou um fim-de-semana fantástico, com momentos únicos, com o apoio  do “Campo Aventura” em Olho Marinho, Óbidos.

Este ano a APOI organizou um fim-de-semana inesquecível com momentos únicos num programa de atividades “radicais” e jogos de Team building e estratégia, para estimular as atividades de ar livre e o desenvolvimento do espirito de equipa. Foi um programa carregado de animação, educação e partilha de experiencias entre famílias que vivem com as dificuldades de integração inerentes à patologia.

Perante o exposto é fácil compreender que este projeto, representa muito mais do que um simples passeio ou fim de semana lúdico. Em vez disso encaramo-lo como um programa de capacitação e inclusão social. Todas as atividades realizadas foram pensadas para promover não só o convívio e a amizade, mas também a educação e a promoção da saúde;

QUANDO:

Se bem que a organização do projeto se desenrolou ao longo de vários meses, as atividades lúdicas e educativas desenrolaram-se de 22 a 24 de Setembro.

ONDE:

As atividades decorreram no Parque Temático “Campo Aventura”, no Olho Marinho (Óbidos),  onde todos os participantes ficaram também instalados.

 QUEM:

Com uma lista de inscrições inicial de 36 participantes, o projecto acabou por envolver a diretamente apenas 26 pessoas, tendo havido na última semana a desistência de 3 famílias (10 pessoas) por motivos de saúde.

Dos participantes destacam-se:

– 12 Famílias onde se enquadraram 11 portadores de Osteogénese Imperfeita; participaram pessoas de todo o País, nomeadamente; Concelho de Sintra; Concelho de Mafra;; Concelho de Almada; Concelho de Vila Real; Concelho de Lisboa; Concelho de Loures; Concelho de Faro e Concelho de Torres Vedras.

– Voluntários: dois profissionais de saúde (sendo um médico); três monitores; um amigo que colaborou na organização e três senhoras que colaboraram na preparação da alimentação e apoios logísticos locais.

COMO:

Com chegada no dia 22 ao final do dia, o grupo teve a possibilidade de visitar o espaço, acomodar-se nos alojamentos, partilhar uma refeição e fazer atividades lúdicas para melhor se integrar no local. No entanto, os momentos mais importantes estariam reservados para o dia seguinte com as atividades radicais, sendo o slide e a escalada os pontos altos das atividades.

Foram momentos muito intensos onde os participantes puderam vivenciar experiencias verdadeiramente carregadas de adrenalina e aprender como garantir condições de segurança para promover a sua capacitação.

Um dia no Campo Aventura é quase como um dia no campo, por isso houve ainda oportunidade para descontrair, conversar fazer amizades e dar um mergulho na piscina.

APOIOS e PARCEIROS SOCIAIS:

Este programa, apesar dos seus custos significativos, envolveu uma forte componente de responsabilidade social que permitiram à organização uma redução de custos significativa.

Destaca-se o apoio do “Campo Aventura” que recebeu os participantes de forma completamente graciosa, quer no alojamento, quer nos programas do Parque, quer ainda no apoio logístico (limpeza, cozinha, …).

Com o apoio de outros Parceiros Sociais conseguimos reduzir os custos com a alimentação, sendo estes assumidos pela instituição, o que permitiu realizar o programa com custo nulo para as famílias participantes.

 

 

Apoios e parceiros