integrado no Projeto #Saber+, com a APOI

A Osteogénese Imperfeita (OI) é uma doença rara, do tecido conjuntivo, que se caracteriza por fragilidade óssea e que leva a fraturas e deformações ósseas progressivas. Predispõe também a compromisso de outros tecidos conjuntivos, pelo que pode provocar alterações noutras estruturas, nomeadamente no sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos).

Embora o envolvimento cardiovascular na OI pareça ser relativamente raro, têm sido reportados vários casos que parecem estar relacionados com os alterações do tecido conjuntivo subjacente, estando a maioria relacionados com alterações progressivas nas válvulas cardíacas esquerdas.

O Webinar da APOI, designado “Alterações Cardiovasculares na OI” teve como objetivos informar e esclarecer dúvidas relativamente aos achados cardiológicos mais frequentes nos portadores de OI, bem como os fatores de risco associados. Foi orientado pela Dra. Andreia Magalhães e Dra. Mónica Rebelo, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que explicaram de forma simples, este tema baseado na evidência científica atual.

Pretende-se com o projeto Saber+ com a APOI, desenvolver ações pedagógicas e capacitar as pessoas com OI e seus familiares, de forma a atualizarem conhecimentos que lhes permitam ser parte ativa na sua saúde e inclusão social. Assim, espera-se que seja uma sessão dinâmica, capaz de esclarecer dúvidas e receios relacionados com o tema.

Informações:
Face ao atual momento de pandemia por COVID-19, o Webinar foi realizado online, na plataforma ZOOM.

AJUDE-NOS A MANTER PROJETOS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DE UM DONATIVO

Qualquer quantia é útil e pode ser doada por transferência bancária para o

NIB 0035 0709 00000 107330 17 (CGD).

cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR,IP 2021

Accessibility Toolbar