Era uma vez, eram duas, eram três…
Eram as vezes que tu quiseres, porque esta história pode repetir-se vezes sem conta e o herói podes ser tu!
Deixa-te levar pela tua imaginação, ela ajuda-te a acreditar e a manter vivos os teus sonhos.
Porque não existem limites para sonhar…
tu só tens que acreditar que ÉS CAPAZ!
LIVRO Á VENDA NA SUA ASSOCIAÇÃO
Contacte: geral@apoi.pt
Esta história nasceu quando uma menina com OI, de 8 anos, se viu subitamente isolada da escola e dos amigos, em plena época de Natal e a viver um processo traumático e doloroso de uma fratura complexa. Internada no hospital exprimiu a sua angustia escrevendo uma história de igualdade de direitos, de felicidade e de condição. “O Pai Natal partiu uma perna…” reflete, através da visão inocente de uma criança, a forma como qualquer pessoa (até mesmo o Pai Natal) está exposta a condições de deficiência e como cada um de nós, mesmo tendo uma deficiência, pode ser capaz de tudo (até mesmo substituir o Pai Natal).
Esta história, transformada agora num livro infantil, estimula a interiorização de conceitos de igualdade de direitos, de condição e de autonomia, e também incentivaa integração social, o respeito, a autoestima e o desenvolvimentode competências artísticas e culturais para os portadores de OI.
Esta obra representa um bom exemplo de participação ativa e inclusão social, ainda mais tratando-se de uma obra que nasceu de uma criança.
Convidamo-vos, por isso a participar neste projeto, lançado em plena época natalícia, através da sua divulgação e dinamização.
A obra “O Pai Natal partiu uma perna… ” constitui um veículo pedagógico, quer de valores morais da sociedade, quer sobre Osteogénese Imperfeita (facilitando a sua compreensão sobretudo nas camadas mais jovens), da criação de estratégias de copping para as crianças com OI e um estímulo à leitura para todas as crianças e adultos de uma maneira geral.
Descarrega o pdf gratuíto AQUI
Imprime a imagem abaixo.
Dobra-a ao meio e usa-a como
“Marcador de página”
Esta história, foi divulgada através da e-newsletter da APOI e distribuída por todos os seus sócios e colaboradores. O feed-back recebido encorajou-nos a traduzi-la para Inglês e enviá-la sob aforma de “e-postal” para as associações congéneres de todo o mundo. Felicitações e cumprimentos chegaram de vários Países, tendo a associação de OI da China, “China-Dolls”, publicado a história em mandarim. A aceitação internacional e o reconhecimento dos valores atrás descriminados serviram de impulso para a APOI tentar obter os meios necessários para fazer chegar esta história de coragem e igualdade junto de toda a população e muito em particular de outras crianças “diferentes”, “raras” ou com “dificuldades”.
Acreditamos que a participação do INEM neste livro reforçará a componente pedagógica da obra, permitindo às crianças aprender o que fazer quando se deparam com uma situação súbita de acidente ou doença.
Espera-se que este livro possa servir como um agente facilitador da interiorização de conceitos de igualdade, desenvolvimento de competências, autoestima e respeito pela diferença, peças fundamentais de sociedade em evolução.
Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P de 2013.
Click here to add your own text