Psssttt…posso contar-te um segredo???

… O Pai Natal partiu uma perna!!!

Publicação de um conto de Natal, sob a forma de livro infantil interativo.

Esta história nasceu quando uma menina com OI, de 8 anos, se viu subitamente isolada da escola e dos amigos, em plena época de Natal e a viver um processo traumático e doloroso de uma fratura complexa. Internada no hospital exprimiu a sua angustia escrevendo uma história de igualdade de direitos, de felicidade e de condição. “O Pai Natal partiu uma perna…” reflete, através da visão inocente de uma criança, a forma como qualquer pessoa (até mesmo o Pai Natal) está exposta a condições de deficiência e como cada um de nós, (mesmo tendo uma deficiência), pode ser capaz de tudo (até mesmo substituir o Pai Natal).

Esta história, transformada agora num livro infantil, estimula a interiorização de conceitos de igualdade de direitos, de condição e de autonomia, e também incentiva a integração social, o respeito, a autoestima e o desenvolvimento de competências artísticas e culturais para os portadores de OI.
Esta obra representa um bom exemplo de participação ativa e inclusão social, ainda mais tratando-se de uma obra que nasceu de uma criança.

Toda a organização e implementação do projeto decorreu durante o ano de 2013. Para a sua implementação foram obtidos apoios indispensáveis à sua visibilidade e credibilidade como sejam o Instituto Nacional de Reabilitação, o Instituto Nacional de Emergência Médica e o Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital Santa Maria), onde decorreu também a sessão de apresentação do livro.

Com a primeira edição esgotada em apenas duas semanas, demos continuidade a este projeto através da reedição do livro, da publicação online e da tradução com publicação em inglês.

NÃO PERCA A HISTÓRIA

Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P de 2013.