integrado no Projeto #Saber+, com a APOI
A Osteogénese Imperfeita (OI) é uma doença rara, do tecido conjuntivo, que se caracteriza por fragilidade óssea e que leva a fraturas e deformações ósseas progressivas. Predispõe também a compromisso de outros tecidos conjuntivos, pelo que pode provocar alterações noutras estruturas.
Os problemas relacionados com a otorrinolaringologia são frequentes nestes doentes. Cerca de metade dos adultos desenvolvem algum grau de perda de audição ao longo da vida. Os exames audiológicos e eventual ressonância magnética dos canais auriculares, podem ajudar a avaliar a estrutura dos ossos próprios do ouvido. O tratamento habitualmente passa por auxiliares da audição, mas algumas pessoas podem ser candidatas a estapedectomia ou implante coclear.
O Workshop designado “Otorrino&OI” teve como objetivo informar quais os sintomas mais comuns, explicar quais as complicações mais frequentes e como preveni-las. A Dra Carla André, do Hospital Garcia de Orta, foi a palestrante deste workshop.
Pretende-se com o Projeto Saber+ com a APOI, desenvolver ações pedagógicas e capacitar as pessoas com OI e seus familiares, de forma a atualizarem conhecimentos que lhes permitam ser parte ativa na sua saúde e inclusão social. Assim, espera-se que seja uma sessão dinâmica, interativa, capaz de esclarecer dúvidas e receios relacionados com o tema.
Com o apoio do INR,IP
AJUDE-NOS A MANTER PROJETOS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DE UM DONATIVO
Qualquer quantia é útil e pode ser doada por transferência bancária para o
NIB 0035 0709 00000 107330 17 (CGD).