integrado no Projeto #Saber+, com a APOI
A Osteogénese Imperfeita (OI) é uma doença rara, do tecido conjuntivo, que se caracteriza por fragilidade óssea e que leva a fraturas e deformações ósseas progressivas. Predispõe também a compromisso de outros tecidos conjuntivos, pelo que pode provocar alterações noutras estruturas.
Uma mulher com OI que espera bebé pode ter uma gravidez banal e sem ocorrências ou pode passar por uma série de dificuldades. Da mesma forma, o feto que se está a desenvolver, se se confirmar que também possui o diagnóstico de OI, pode ter muito poucas complicações ou pode não conseguir sobreviver às primeiras horas de vida.
O Webinar designado “Gravidez e parto na OI” tem como objetivos informar e explicar os riscos e complicações da gravidez na mulher portadora de Osteogénese Imperfeita. Ter um bebe é, na maioria das vezes, o sonho de qualquer mulher e, enquanto portadora de OI esta pode sentir-se ansiosa com toda a experiência envolvente. A Dra. Andreia Fonseca e a Dra. Inês Martins, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, falam-nos acerca deste tema e responder às questões colocadas. Esperamos também que seja um momento de partilha entre mães e futuras mamãs para que esta fase da vida da mulher com OI seja o mais tranquila possível.
Pretende-se com o Projeto Saber+ com a APOI, desenvolver ações pedagógicas e capacitar as pessoas com OI e seus familiares, de forma a atualizarem conhecimentos que lhes permitam ser parte ativa na sua saúde e inclusão social. Assim, espera-se que seja uma sessão dinâmica, interativa, capaz de esclarecer dúvidas e receios relacionados com o tema.
AJUDE-NOS A MANTER PROJETOS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DE UM DONATIVO
Qualquer quantia é útil e pode ser doada por transferência bancária para o
NIB 0035 0709 00000 107330 17 (CGD).